Sábado, 15 de Janeiro de 2011

Lições n.ºs 47 e 48

O que deves conseguir fazer no final da(s) aula(s):



  • Relacionar a crise económica e social com a ascensão do nazismo.

  • Descrever as condições e os meios que permitiram a ascensão ao poder do Partido Nazi.

  • Indicar a medidas tomadas por Hitler no sentido de estabelecer uma ditadura.

  • Descrever as ideias racistas de Hitler.

  • Explicar o significado de Espaço Vital.

  • Referir os meios utilizados para instituir culto ao Fuhrer.

  • Justificar a intervenção do Estado nazi na economia.


Que aprendizagens e competências vais desenvolver:



  • Levantamento e exploração dos conhecimentos tácitos e/ou prévios dos alunos sobre os conceitos de anti-semitismo, arianismo, nacionalismo, nazismo e racismo;

  • Visionamento e análise de um excerto do filme "O Triunfo da Vontade", de Leni Riefenstahl;

  • Indicação das questões-orientadoras da aula;

  • Leitura e interpretação de um texto historiográfico sobre as dificuldades da democracia alemã;

  • Observação e interpretação de um cartaz de propaganda nazi dos anos 30 sobre o Fuhrer e os símbolos do partido nazi;

  • Leitura e análise de excertos do Programa do Partido Nazi de 1920;

  • Leitura e análise de um documento escrito sobre o descontentamento da população alemã;

  • Análise de um gráfico sobre o desemprego e a orientação do voto na Alemanha, entre 1928 e 1932;

  • Leitura e análise de um texto historiográfico sobre a doutrina nazi;

  • Leitura e interpretação de um excerto da obra "A Minha Luta" sobre o papel do Fuhrer;

  • Visualização e análise de imagens do Congresso do Partido Nazi em Nuremberga, em 1935;

  • Leitura e análise de um excerto da obra "A Minha Luta" sobre a superioridade da raça ariana e o espaço vital;

  • Observação e análise de uma pintura de Adam Wissel sobre a família ideal alemã;

  • Leitura e interpretação de excertos das Leis de Nuremberga de 1935

  • Visionamento e análise de imagens do Gueto de Varsóvia, em 1940, e do Campo de Concentração de BuchenWald, em 1945;

  • Resolução de exercícios do Manual Virtual.


Orientações para o estudo:



  • Resolução das questões das páginas 29 e 30 do Livro de Actividades.

  • Indicação dos trabalhos de pesquisa a realizar pelos alunos.

historia8alustosa às 16:03
| Comentar

Agrupamento de Escolas de Lousada Norte

Pesquisar

 

Maio 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


Posts recentes

Cotações e critérios de c...

Preparação para o teste i...

Informação sobre o teste ...

Critérios específicos de ...

Teste intermédio 2011 Ver...

Teste intermédio 2011 Ver...

O salazarismo

O nazismo

A depressão económica

O fascismo

A ação dos governos repub...

As leis da República

A Constituição da Repúbli...

Economia portuguesa nos f...

As Reformas religiosas

Arte renascentista

A mentalidade Renascentis...

As novas rotas do comérci...

As condições para a Expan...

A Romanização

Guerra do Vietname: uma g...

A Guerra, RTP

A Guerra Colonial Portugu...

A vida de Mahatma Gandhi,...

Julgamento de Nuremberga,...

Hiroshima, Discovery Chan...

Filmes perdidos da 2.ª Gu...

Apocalipse da Segunda Gue...

Objetivos para o teste de...

A Censura e a polícia pol...

A acção da polícia políti...

A educação e a Mocidade P...

A Constituição de 1833

Salazar e o fascismo

Salazar, Salvador da Pátr...

Arquivos

Maio 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Ligações